Mauricio Silva

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Diretor de Arte Publicitário com mais de 30 anos de experiência, ilustrador e fundador de Mauricio Design.

Mauricio Oliveira Jr.

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Diretor de Criação Jornalista diplomado pela UFRN, designer gráfico, ilustrador e escritor.

Shirley Oliveira

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Administrativo e Financeiro Zootecnista por formação, publicitária por paixão.

Thúlio Rêgo

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Atendimento Publicitário graduado na UnP, vencedor de dois prêmios nacionais no EXPOCOM.

Rafael

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Criação e Arte Final Designer gráfico técnico formado pelo SENAC-RN

Mateus de Brito Oliveira

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Arte Final Estagiário do setor de arte final.

Plágio ou Referência?

05 de fevereiro 2011 Imagem do post

É comum, na área publicitária, surgirem uns ou outros trabalhos similares (ou até bem parecidos às vezes). E quem observa, naturalmente dispara muitas críticas aos “designs gêmeos”.

 

O que acontece é que muitas vezes elementos básicos são fundamentais em certas peças, assim, é inevitável que fiquem com algumas semelhanças. Um anúncio ou logotipo sobre medicina, por exemplo, geralmente vai utilizar tons esverdeados, cruzes da saúde ou caduceu (a famosa serpente envolvendo uma taça), assim como cafeterias trabalharão com tons de marrom, automobilismo trará nuances metálicas e peças publicitárias de construtoras  e imobiliárias estamparão famílias felizes nos seus impressos.

 

Os conceitos até podem ser parecidos, mas a execução das peças deve ser única e diferente de qualquer coisa que já exista publicado. Como saber se é única? Simples: com a mesma ferramenta que é responsável pela maioria dos plágios, a internet.

 

A WEB deve ser utilizada para estudar o que vem sendo feito e a linha a ser seguida, (trabalho feito nas décadas passadas pelos anuários, principalmente os vanguardistas japoneses); não deve servir de molde para o criativo utilizar como alicere, pois é bem provável que o “novo” layout também caia na rede e ela acabe denunciando a cópia, aí o feitiço vira contra o feiticeiro. (o clichê foi inevitável).

 

Um exemplo recente desta incógnita foi o logotipo das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016, onde os críticos (conceituados ou não) acharam bem parecida – quiçá idêntica – à tela do pintor francês Henri Matisse (1869-1954) exposta no museu de São Petersburgo, na Rússia e também com o logotipo de uma instituição norte-americana, a Telluride Foundation, e quanto à essa comparação, quem se defende é o próprio criador do desenho, Fred Gelli.

Rio 2016tela

“Nunca tínhamos visto essa marca. No processo, fizemos uma pesquisa enorme em busca de semelhanças e referências que pudessem ser conflitantes. Essa, por alguma razão, passou batida. Existem outras com o mesmo conceito. Quando estamos falando de um grupo de pessoas se abraçando, é uma referência ancestral, está no inconsciente coletivo. Existe na arte rupestre, na arte indígena, espalhada em diferentes expressões artísticas. Quando decidimos optar por uma marca humana, queríamos traduzir o jeito carioca de ser, de abraçar quem chega. O brasileiro é o único do planeta a ter a cultura de abraçar quem nunca viu?”. Concordo com ele! E permitam-me um parênteses, a marca também tem o objetivo de representar o pão de açúcar, um dos cartões postais do Rio, para mim ficou moderna, limpa, original e bem trabalhada.

 

Aceitável é utilizar uma linha de trabalho, um artista ou os trabalhos de uma agência como referência, isso é válido e até enriquece o mercado.

 

Mas se você estiver perguntando se já aconteceu conosco caso de trabalhos parecidos respondo que sim, mas pela mesma situação de ser inevitável desviar do lugar comum, assim como já encontrei muitos anúncios bem parecidos com os nossos. Se nos queixamos? Nem um pouco, afinal  ¡Mi casa su casa!

 

Mauricio Oliveira Jr.

 

P.S.:Este texto é apenas uma opinião pessoal.

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Caricaturas!!!

07 de janeiro 2011 Imagem do post

Meu pai é um dos maiores, e melhores, ilustradores que eu conheço! Desde pequeno vejo ele rabiscando e extraindo maravilhosos traços de um papel em branco e um lápis grafite... antigamente ele desenhava (e ainda o faz) com tinta gouache e pincéis... com a chegada da informática ele abraçou de vez a publicidade e deixou sua arte "sentada no banco". Agora volta a desenhar, só que com uma técnica diferente: utilizando lápis de cor... acreditem, para desenhar estas caricaturas foram utilizadas apenas 03 cores + 01 pincel pilot!!! (me refiro ao rosto, os adereços das camisas utilizaram outras...)! Estou tentando pegar o traço e a técnica, quem sabe algum dia faça igual... Bem-vindo de volta, Velho Maura!

Gutto

Mau

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Ilustração a pedidos! (2)

24 de dezembro 2010 Imagem do post

Feliz 2011

Assim como Tasso, outro amigo, o psicanalista e jornalista José Carlos também fez um ótimo texto sobre o Natal e também me pediu uma ilustração.

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Ilustração a pedidos!

23 de dezembro 2010 Imagem do post

Feliz Natal

Tasso Soares, meu amigo! Parceiro do Humor Acima de Tudo escreveu, como sempre, mais uma pérola! A crônica trata sobre as famosas caixinhas de Natal, sempre vistas em consultórios, escritórios e empresas mundo afora (inclusive na nossa, confesso)... Para ilustrar ele me pediu este desenho, que obviamente, fiz com o maior prazer! (Sem duplo sentido Tassão!!!)

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Humor Acima de Tudo

11 de dezembro 2010 Imagem do post

GHAT

O Nosso livro Humor Acima de Tudo foi o mais vendido da Siciliano Natal no mês de Outubro! Se você ainda não tem o seu exemplar corra por lá! Esta semana estaremos distribuindo em outras livrarias! Depois posto aqui em quais!!! O projeto gráfico e a diagramação ficaram por nossa responsabilidade e o resultado foi excelente!

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